Sobre mim ...

A minha foto
Lisboa / V.F. Xira / Peniche, Estremadura, Ribatejo ..., Portugal
(Maria Amélia de Carvalho Duarte Francisco Luís)

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Evoco-te


Evoco-te hoje,
em visita de galerias onde os retratos de família estão já amarelecidos e os álbuns de botânica têm linhas tensas a fisgar as folhas quebradiças. e as nervuras profundas são pasto onde o orvalho matinal da beira-rio debota uma a uma todas as letras. visito-te para que de ti, definitivamente não me esqueça. quero que sirvas a minha memória. que a alimentes.
talvez seja essa a minha cruel sageza, a minha glória: glorificar quem me estigmatiza. quem me atormenta.

evoco-te. no vagar de um tempo que ainda me concedo quando a des_tempo visto o manto transparente de fada com que cubro a nudez do corpo (e a da alma) e parto, romeira, peregrina (e desta forma estranha evito-me da derrocada).

rumo a ti. ao epicentro de um fulgor inopinado com que me trincas, colar de pérolas entre a cadeias de serras, diamantino. não me lembro sequer que nome tens. ou tinhas - és superprodução de ti mesmo (tempos houve em que te acreditei super-nova. mas os astros arrefecem. arrefeceste!). visito-te e sinto a sair do quadro em que te pintei, um hálito cetónico. a piorreia fez-te soltar, um a um, quase todos os dentes; o teu sorriso de vaga-lume oculta quanto estás doente. hipertenso, dia_bético… quem sabe? e, na voragem de um tempo que passa, desdobras-te em sombra e cotovelos de horas cálidas. inventas duelos e espadas (e campos de batalhas) qual D.Quichote e Sancho Pança. não, não sou, nem nunca fui ,de ti, Dulcineia (talvez som de Sol ou maresia solta que, genésica,  te abraça… ainda).

evoco-te hoje e nem sequer me lembro que nome tens.
Diamantino fica-te bem.
serás Diamantino então, em óbvia evocação do brilho com que te via e do gelo que és no íntimo de uma emoção...

Imagem da net

“𝕮𝖗ó𝖓𝖎𝖈𝖆 𝖉𝖊 𝖚𝖒 𝖈𝖍𝖆𝖕é𝖚”

“… palerma, chapéus há muitos”… Haver há, de certeza absoluta. Nem contesto. Mas não são meus e nunca estabeleci com eles uma relação...